Alimentação

Saiba como evitar a dengue com uma alimentação saudável

Saiba como evitar a dengue com uma alimentação saudável

Você ama se alimentar bem e ter saúde mas vive morrendo de medo de doenças que não tem muito a ver com a alimentação como a dengue? Mas pera ai, a dengue pode sim ter coisas a ver com a nossa alimentação. Você sabia que é possível combate-la através de  alguns truques inclusive com a alimentação? Se você ficou curioso, vem com a gente conferir.

Suco de inhame:

O suco de inhame ganhou uma certa fama como o protetor contra a dengue por suas propriedades, como melhorar o sistema imunológico, a qualidade do sangue e manter a boa flora intestinal, com esse benefícios o inhame faz com que nossa pele exale um cheiro que afasta a fêmea do mosquito da dengue, que é atraída pelo odor. Muitas pessoas acabaram crendo que ingerir suplemento vitamínico B e alho também ajudasse a expelir o mosquito da dengue, porém esses alimentos teriam de ser consumidos em grandes quantidades e em forma suplementada, e isso não é recomendado pois causa prejuízos a saúde.

Batalha contra o mosquito:

A melhor forma de prevenir a dengue é tomando as devidas medidas sanitárias de prevenção para que o mosquito não se prolifere. Se você resolver optar por uma dieta que te ajude contra o mosquito saiba quais são alguns dos efeitos colaterais. Alguns deles são lesão hepática, distúrbios cutâneos, gota, irritação gástrica, úlcera, neurite, redução da tolerância à glicose, risco de hemorragia, alterações hormonais e aumento da frequência de crises convulsivas em indivíduos epiléticos, dentre outras.

Quando a alimentação é indicada:

Em todo caso é necessário que você se alimente bem, no caso da dengue uma boa alimentação com carnes magras, verduras, legumes e frutas não irá prevenir a doença, porém se acaso você contraia a dengue e não tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes o seu corpo reagirá muito mal, ou nem reagirá a doença, o que fará seu caso se agravar, agora se você é uma pessoa saudável que se alimenta bem você passará com mais rapidez e menos sacrifício por essa terrível doença.

Como manter o cardápio correto:

Caso você contraia a doença (e até mesmo se não contrair) o ideal para o seu cardápio é balanceá-lo, com carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, e muita vitamina K, que pode ser encontrada nos vegetais folhosos verde-escuros, e sempre temperados com óleos vegetais, consuma também muitas frutas como kiwi, abacate, ameixa e figo, esses alimentos não vão evitar a hemorragia, porém diminuirão o risco. Também deve-se tomar muita água para se manter hidratado. O consumo desses alimentos também deve ser moderado, nada de exageros.

Saiba qual alimento ficar longe:

Nenhum alimento sozinho vai te ajudar a prevenir a doença, e alguns nutrientes em excessos devem ser evitados, alimentos que são ricos em salicilatos e de uma ação antitrombótica devem ser evitados durante o processo de tratamento da doença. Alguns dos alimentos ricos em salicilatos são, abricó, amêndoa, amora, batata, cereja, pepino, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e até mesmo a uva, e os que são ricos em antitrombóticos são, alho, cebola e o gengibre, além desses alimentos é necessário evitar comidas industrializadas, e até mesmo o fast food, também evite bebidas alcoólicas, pois elas são extremamente diuréticas e ajudam a acelerar a desidratação do corpo. E lembrando que primeiramente deve-se consultar um médico ao sentir os sintomas, ser diagnosticados e seguir exatamente as prescrições dele, e para prevenir a dengue é necessário ficar de olho em possíveis criadouros, e mantenha a sua alimentação sempre em dia, e assim como não há nenhum alimento específico que evite a dengue, também não existe nenhum medicamento que possa evitar essa doença.

 

Se você gostou do nosso incrível post, deixe seu comentário, e continue a nos acompanhar diariamente com posts quentinhos.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular

Ir Topo