Alimentação

Alimentos recheados de cálcio que vão fortalecer seus ossos

Alimentos recheados de cálcio que vão fortalecer seus ossos

Quando pensamos em cálcio, rapidamente associamos ao leite não é mesmo? É claro, o leite é um dos alimentos mais ricos em cálcio que conhecemos, porém não é o único, existem muitos outros alimentos que também são ricos em cálcio. Vale lembrar que pessoas que são alérgicas ao leite, ou intolerantes a lactose não devem consumir esses alimentos.

Porque o cálcio é tão importante?

Esse nutriente torna-se muito importante pois é ele que ajuda na formação da nossa massa óssea, ajuda na coagulação sanguínea e ainda ajuda na contração muscular. Nossa necessidade diária desse mineral vai variando conforme as fazes de nossa vida, após os 50 anos pode chegar até 1200ml por dia.

Alimentos que são ricos em cálcio:

Tofu

Apresenta grande quantidade de cálcio, até mesmo maior do que a do leite. O leite contém 100 mg de cálcio para 100 g de leite, já o tofu aprensenta 159 mg de cálcio para 100 g de tofu. Porém segundo pesquisas absorvemos melhor o cálcio de alimentos de origem animal do que vegetal, mas de qualquer forma o tofu continua a ser uma ótima fonte desse nutriente, e muitos outros ainda.

Brócolis

Aproximadamente 100g do brócolis cru contém 400 mg de cálcio, porém quando consumido cru, ele acaba por diminuir a eficiência da tireoide, podendo levar a um quadro de hipotireoidismo, por esse motivo é recomendado que se ingira esse alimento cozido ou no vapor, porém cozido ele perde 70% da quantidade de cálcio, e no vapor perde somente 25%, por isso é mais indicado que se coma esse alimento no vapor.

Sardinha

Como a grande maioria dos peixes de água fria, a sardinha também é rica em ômega 3, porém sua quantidade de cálcio também é muito generosa, 100g de sardinha oferece 500mg do mineral.

Espinafre

Fonte de antioxidantes e fibras, o espinafre também é grande fonte decálcio, cada 100g do vegetal oferece 160 mg do nutriente.

Semente de gergelim

Por ser rica em fibras é muito conhecida por ajudar na perda de peso, pois a fibra ajuda a manter a sensação de saciedade, porém o cálcio também pode ser encontrado na semente, 100g da semente tem 400mg de cálcio.

Soja

O melhor amigo dos vegetarianos, ela também se mostra muito amiga das mulheres que estão entrando na menopausa, pois suas isoflavonas, que são hormônios vegetais, ajudam a diminuir as grande ondas de calor e outros fenômenos causados pela menopausa. Porém esse vegetal também é muito rico em cálcio, 100g de soja contém 90mg do mineral.

Linhaça

Cerca de 100 g de linhaça contém 200 mg de cálcio, mas, é viável que se fique atento a esse alimento por ser altamente calórico. Essa mesma quantidade também oferece cerca de 490 calorias.

 

E se você gostou das nossas dicas deixe seu comentário, continue nos acompanhando e não se esqueça de conferir nosso ultimo post onde falamos de alimentos que são ricos em sódio.

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